...

...

No ar: ...

...

Morre Paiva Netto, da LBV: entidade já foi denunciada por ‘punir’ funcionários por falta de oração e exigir participação em cultos

Publicada em: 08/10/2025 07:29 -

Paiva Netto Ele tinha 84 anos e a família não divulgou a causa da morte.

“Graças à sua capacidade empreendedora, consolidou a LBV como um dos maiores movimentos humanitários do planeta, que atende diariamente milhares de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade, tornando a Instituição referência na Educação, Assistência Social, Atuação Humanitária e Comunicação Social e Educativa”, destaca comunicado enviado pela LBV nesta terça-feira (07).

Em 2023, a LBV foi alvo de uma polêmica que resultou em uma denúncia no Ministério Público do Trabalho (MPT). Segundo o órgão, a entidade categorizava como “baixa produtividade” os colaboradores que se recusavam a participar de orações e  A situação foi delatada por funcionários. No site oficial, a instituição defende a “espiritualidade ecumênica”, ou seja, a harmonia entre diferentes crenças.

"Ao impor orações religiosas a funcionários, a liberdade de escolha é violada, criando um ambiente de exclusão e discriminação. O local de trabalho deve ser neutro em termos de religião, garantindo que todas as pessoas se sintam confortáveis e respeitadas independentemente de suas crenças pessoais”, explicou o procurador do Trabalho, Eliaquim Queiroz, em depoimento publicado pelo portal G1.

LBV SE COMPROMETEU A NÃO PRESSIONAR COLABORADORES POR MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS

Após a investigação do MPT, a LBV assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para evitar multa. No documento, a associação prometia não pressionar colaboradores a realizar atividades ou manifestações religiosas, entre elas, participação em cultos. Eles também se comprometeram a não vincular o desempenho dos empregados à prática de orações.

Uma cópia do TAC deveria ser anexada em um local onde todos os trabalhadores pudessem acessá-lo. 

Em nota, a LBV argumentou que, na TAC, há recomendações que não alteram as práticas do dia a dia de trabalho. “Esclarecemos, ainda, que a organização possui, no início das atividades laborais, um momento dedicado à espiritualidade organizacional no ambiente de trabalho, preservando o caráter ecumênico e universal, visando ao bem-estar físico e emocional de seus colaboradores, que podem participar de forma espontânea”, afirma o comunicado. 

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...