...

...

No ar: ...

...

Lula deve indicar secretário de Haddad para o Banco Central

Publicada em: 01/02/2026 09:51 -

Indicação ao Banco Central reacende tensão entre governo e mercado

Os bastidores de Brasília voltaram a esquentar com a articulação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para preencher duas vagas na diretoria do Banco Central no início deste ano. Segundo o jornalista Lauro Jardim, do O Globo, o nome mais cotado para uma das cadeiras é o de Guilherme Mello, atual secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda e integrante do núcleo de confiança do ministro Fernando Haddad.

A possível indicação já provoca reações no mercado financeiro e entre analistas. Mello é visto como um dos principais formuladores da política econômica do governo e defensor de uma agenda alinhada às diretrizes do Executivo. Sua chegada ao BC é interpretada como um movimento com potencial de alterar o ambiente de relação entre o Planalto e a autoridade monetária, especialmente após meses de atritos envolvendo a condução da taxa Selic e o ritmo da atividade econômica.

 

A definição dos novos diretores é acompanhada de perto por investidores, já que costuma influenciar expectativas, a credibilidade da política monetária e o equilíbrio institucional entre governo e Banco Central. Caso a indicação de Guilherme Mello se confirme, Lula tende a reforçar a estratégia de aproximar a política monetária da agenda econômica do governo, o que pode reacender debates sobre autonomia do BC e previsibilidade das decisões futuras.

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...