Player
 

 

No ar: ...

...

NOTICIAS DE TRÊS LAGOAS E REGIÃO DO BOLSÃO E MS .

Publicada em: 26/06/2026 07:23 -

NOTICIA 01: 

TRÊS LAGOAS - MS.

Petrobras assina contratos para retomada das obras da UFN 3 com a presença do presidente Lula

Principais ajustes

  • Data da visita: no início do texto consta "quinta-feira (25)". Se a publicação for referente ao dia 26 de junho de 2026, confirme se a cerimônia ocorreu realmente no dia 25.
  • Nome do aeroporto: o correto é Aeroporto Municipal Plínio Alarcon, e não "Plínio Alarcom".
  • Repetição do cronograma: o texto informa que a operação está prevista para 2029 e, logo antes, diz que a Petrobras trabalha para antecipar para 2028. Vale explicar isso de forma mais clara para evitar aparente contradição.
  • Nome da ministra da Casa Civil: aparece como "Miriam Belchior". Confirme se a informação está correta para a data da publicação, pois cargos ministeriais podem ter mudado.
  • Senadora: no trecho "a senadora Thronicke", o ideal é utilizar o nome completo: Soraya Thronicke.

Trechos que podem ser enxugados

Há repetição sobre a importância da UFN-3 para a produção de fertilizantes e para a redução da dependência externa. Esses conceitos aparecem em vários parágrafos e podem ser concentrados em um único trecho.

Também há repetição sobre a retomada das obras:

  • primeiro parágrafo;
  • trecho sobre a aprovação do Conselho da Petrobras;
  • conclusão da matéria.

Isso pode ser condensado para deixar a leitura mais dinâmica.

Ajuste gramatical

Neste trecho:

"...a presidente da Petrobras, Magda Chambriard; o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; a ministra da Casa Civil, Miriam Belchior, o vice-governador do Estado..."

Falta um ponto e vírgula após Miriam Belchior:

"...Miriam Belchior; o vice-governador do Estado..."

Título sugerido

Lula participa da retomada das obras da UFN-3 em Três Lagoas; Petrobras investirá R$ 5 bilhões na conclusão da fábrica

Resumo (lead)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta quinta-feira (25), da cerimônia que marcou a retomada das obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados 3 (UFN-3), em Três Lagoas. A Petrobras assinou os contratos para a conclusão do empreendimento, que receberá investimento de cerca de R$ 5 bilhões e deverá produzir 1,3 milhão de toneladas de ureia por ano, fortalecendo a produção nacional de fertilizantes e gerando cerca de 8 mil empregos durante a fase de construção.

No geral, a matéria está bem apurada, apresenta boa organização cronológica e reúne informações relevantes sobre o investimento, a capacidade produtiva da fábrica, os impactos econômicos e os pronunciamentos das principais autoridades presentes. Com pequenos ajustes de revisão e eliminação de repetições, o texto fica mais objetivo e fluido.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou nesta quinta-feira (25) da cerimônia que marcou a retomada das obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados 3 (UFN-3), em Três Lagoas. Durante o evento, a Petrobras assinou os contratos com as empresas responsáveis pela conclusão do empreendimento, considerado estratégico para a produção nacional de fertilizantes e para a segurança alimentar do país. A agenda teve início no Aeroporto Municipal Plínio Alarcom, onde o presidente desembarcou e cumprimentou apoiadores. Em seguida, Lula seguiu para o canteiro de obras da unidade, onde visitou as instalações, conversou com trabalhadores e conheceu a estrutura da fábrica, que estava com as obras paralisadas desde 2014. Na sequência, o presidente participou da cerimônia oficial de retomada do empreendimento, que contou com discursos e assinatura dos contratos de execução da obra. Durante o ato, a Petrobras formalizou a contratação das empresas responsáveis pelos diferentes lotes da UFN-3. Foram selecionadas a ETC Empreendimentos e Tecnologia em Construção, Engeko Engenharia, o consórcio Enfil/Carioca, a Nova Engevix Engenharia e Projetos, o consórcio Monto Industrial/Mendes Júnior e a parceria entre Nova Engevix e PowerChina, que atuarão nas etapas de conclusão da unidade.

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou a retomada das obras em abril de 2026, após confirmar a viabilidade econômica do projeto. A estatal prevê investimento de aproximadamente R$ 5 bilhões para a conclusão da fábrica, com entrada em operação estimada para 2029. No entanto, a estatal trabalha para que a unidade entre em operação em 2028. A estratégia adotada pela companhia foi dividir a obra em 11 lotes, ampliando a concorrência entre empresas e reduzindo custos. Segundo a Petrobras, o modelo resultou em uma economia de cerca de R$ 620 milhões em relação ao valor inicialmente estimado. A construção da unidade teve início em 2008 e chegou a atingir aproximadamente 81% de execução antes de ser paralisada. Nesta nova fase, além da conclusão das estruturas, será necessário um processo de inspeção, revisão e recuperação de equipamentos, válvulas e sistemas que permaneceram inativos por mais de uma década. Em discurso, o presidente Lula destacou a importância estratégica da produção nacional de fertilizantes para reduzir a dependência externa e fortalecer a soberania do país. “Estou orgulhoso porque ainda sonho que a gente vai ter acima de 70% de todo o fertilizante que nós precisamos nesse país. Porque um país jamais será soberano se ele não for dono das coisas principais que ele produz”, afirmou.

Lula também lamentou a paralisação do empreendimento por tantos anos. “Por que tanta irresponsabilidade de deixar uma fábrica dessa parada? Um país que é o segundo maior produtor de alimentos do mundo não pode depender de outros países para ter fertilizantes”, declarou. A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou que a retomada da UFN-3 simboliza a reconstrução da capacidade produtiva e o fortalecimento da engenharia brasileira. Além disso, anunciou a aprovação do programa Autonomia e Renda Três Lagoas, com 1,4 mil vagas em cursos de formação e qualificação profissional para atender a demanda da UFN 3. Segundo Magda, as vagas serão ofertadas em parceria com o Sesi Senai e institutos federais. “Vamos oferecer 1.400 vagas em cursos de formação e qualificação profissional. A iniciativa dialoga com a formação de mão de obra e com a preparação de trabalhadores para novas oportunidades na região”, explica. A ex-prefeita de Três Lagoas e ex-ministra de Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, lembrou do período em que esteve à frente da administração municipal e foi responsável pela negociação da aquisição da área para a instalação da fábrica. Simone destacou que o fornecimento de gás natural para a operação da unidade deverá ser garantido por meio de integração entre o gás proveniente da Bolívia e a produção da própria Petrobras, assegurando a viabilidade energética do projeto.

Quando concluída, a UFN-3 terá capacidade para produzir 3.600 toneladas diárias de ureia granulada e 2.200 toneladas de amônia, totalizando cerca de 1,3 milhão de toneladas de ureia por ano. O volume representa aproximadamente 15% da demanda nacional do insumo, amplamente utilizado em culturas como milho, cana-de-açúcar, café, trigo e algodão. Com início de operação previsto para 2029, a Petrobras projeta ampliar sua participação no mercado de fertilizantes e, com o conjunto de unidades do setor, alcançar cerca de 35% da demanda nacional de ureia. A retomada da UFN-3 integra a estratégia do governo federal de fortalecimento da indústria de fertilizantes no Brasil, com foco na redução da dependência externa, no estímulo ao agronegócio e na geração de empregos. Durante a construção, a obra deve gerar aproximadamente 8 mil postos de trabalho diretos e indiretos, além de movimentar setores como comércio, transporte, hotelaria e alimentação em Três Lagoas e região. O prefeito de Três Lagoas, Cassiano Maia, destacou o trabalho realizado ao longo dos últimos 12 anos para preservar a estrutura da fábrica e permitir que as obras fossem retomadas. “É muito importante receber o presidente Lula e toda a comitiva. Quero também parabenizar os profissionais que trabalham na Petrobras e que mantiveram a UFN-3 bem cuidada durante esse período. Isso permitiu que hoje a gente pudesse retomar todo esse processo da obra, que é muito importante para o nosso município”, afirmou

AUTORIDADES PRESENTES Participaram da cerimônia o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; a presidente da Petrobras, Magda Chambriard; o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; a ministra da Casa Civil, Miriam Belchior, o vice-governador do Estado, José Carlos Barbosa, a ex-ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, os deputados federais, Vander Loubet e Camila Jara, a senadora Thronicke, o prefeito de Três Lagoas, Cassiano Maia, o presidente da Câmara Municipal, Antônio Empke Júnior, além de outras autoridades federais, estaduais, municipais e representantes da Petrobras.

  =====================================================================================================================

NOTICIA 02:

TRÊS LAGOAS - MS.

Três Lagoas inicia aplicação da vacina Pneumo 20 e amplia proteção contra doenças pneumocócicas

Três Lagoas já começou a aplicar a vacina Pneumo 20, novo imunizante incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) para ampliar a proteção contra doenças causadas pela bactéria pneumococo, como pneumonia, meningite e otite. A nova vacina substitui gradualmente a Pneumo 10, utilizada anteriormente na rede pública.

De acordo com a coordenadora do setor de imunização do município, Humberta Azambuja, as doses já foram distribuídas às unidades de saúde e a vacinação está em andamento.

"A vacina protege contra 20 variantes do pneumococo, ampliando a cobertura em relação à versão anterior", explicou.

A Pneumo 20 passa a integrar o calendário nacional de vacinação infantil e deve ser aplicada em crianças aos dois e quatro meses de idade, com dose de reforço aos 12 meses. Durante o período de transição, parte do esquema vacinal ainda poderá utilizar a Pneumo 10.

Segundo a coordenadora, crianças que já completaram o esquema vacinal com a Pneumo 10 não precisam receber novas doses.

"Quem já recebeu as três doses previstas no calendário é considerado imunizado e não precisa reiniciar a vacinação", ressaltou.

O SUS também permite a atualização da vacinação para crianças que estejam com doses em atraso, possibilitando a imunização até os cinco anos de idade.

Nesta primeira remessa, Três Lagoas recebeu 335 doses da Pneumo 20. Até o momento, 95 crianças já haviam sido imunizadas, a maioria com menos de um ano de idade. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é receber novos lotes para ampliar a cobertura vacinal no município.

Além do público infantil, a vacina também está disponível para pacientes com condições especiais de saúde, mediante avaliação médica e encaminhamento pelos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE). Entre os grupos atendidos estão pacientes oncológicos, pessoas com doenças pulmonares crônicas e outros indivíduos com maior risco de desenvolver complicações provocadas pelo pneumococo.

Baixa cobertura da vacina contra a gripe preocupa

Humberta Azambuja também alertou para os baixos índices de vacinação contra a influenza em Três Lagoas. Segundo ela, a cobertura entre as crianças está em torno de 40%, bem abaixo da meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde. Entre os grupos prioritários, o índice é de aproximadamente 50%.

"A gripe pode abrir caminho para infecções bacterianas mais graves, como a pneumonia. Por isso, é fundamental que crianças, idosos e gestantes estejam protegidos", destacou.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta pais e responsáveis a verificarem a carteira de vacinação das crianças e procurarem a unidade de saúde mais próxima em caso de atraso vacinal. A vacina contra a gripe segue disponível gratuitamente nas unidades de saúde, especialmente para os grupos mais vulneráveis às complicações respiratórias.

=====================================================================================================================

NOTICIA 03:

TRÊS LAGOAS - MS.

Misto intensifica preparação para duelo em casa e mantém foco no acesso à Série A do estadual



Misto intensifica preparação para enfrentar o Aquidauanense pela Série B Estadual

Após a vitória por 2 a 1 sobre o Taveirópolis na estreia do Campeonato Sul-Mato-Grossense Série B, o Misto Esporte Clube iniciou a preparação para o próximo compromisso na competição. Mesmo com as baixas temperaturas registradas em Três Lagoas, o elenco se reapresentou visando o duelo contra o Aquidauanense, marcado para sábado, às 15h, no Estádio Madrugadão.

A reapresentação ocorreu menos de 48 horas após o primeiro jogo. Os atletas que atuaram durante a maior parte da partida realizaram atividades regenerativas, enquanto os demais participaram de trabalhos físicos e técnicos sob o comando da comissão técnica.

Um dos destaques da estreia foi o atacante Isaac, que marcou o primeiro gol do Misto na Série B e também o primeiro de sua carreira como profissional.

“Foi um misto de emoções. Meu primeiro gol como profissional com a camisa do Misto e, graças a Deus, conseguimos sair com a vitória”, comemorou.

O segundo gol foi marcado por Alexandre de Souza Rodrigues, o Micharia. O camisa 7 aproveitou o rebote de uma cobrança de pênalti para balançar as redes e destacou a importância de estar preparado para a oportunidade.

“Eu estava bem focado e me preparei bastante para esse momento. O goleiro defendeu, mas eu estava ligado e consegui marcar o gol”, afirmou.

Apesar do resultado positivo, o técnico Dudu Salles mantém um discurso de cautela. Segundo ele, a equipe ainda está em processo de evolução e precisa corrigir aspectos importantes ao longo da competição.

“O principal objetivo era conquistar os três pontos e conseguimos. Mas ainda temos muito a evoluir e melhorar. Sabemos que teremos um jogo muito difícil no sábado e precisamos continuar nos qualificando para manter os resultados positivos”, avaliou.

O treinador ressaltou ainda que o grupo iniciou a preparação praticamente junto com o início do campeonato, sem tempo para amistosos ou jogos-treino.

“Praticamente começamos a trabalhar já com a competição em andamento. Não tivemos amistosos nem jogos-treino, mas estamos confiantes e buscando evolução dia após dia”, destacou.

Com a disputa em turno único, a Série B exige regularidade das equipes, já que cada rodada pode ser decisiva na luta pelas primeiras colocações e pelo acesso à elite do futebol sul-mato-grossense.

No Misto, o foco permanece voltado para o principal objetivo da temporada: conquistar o retorno à Série A.

“A gente está focado em um único objetivo, que é o acesso. Vivemos uma partida de cada vez. Terminou um jogo, já começamos a pensar no próximo”, destacou um dos atletas do elenco.

O confronto entre Misto e Aquidauanense reúne duas equipes que venceram na rodada de abertura e chegam embaladas para a partida. A expectativa da diretoria é de um bom público no Madrugadão, no primeiro compromisso do Carcará da Fronteira diante de sua torcida nesta Série B.

Dentro do clube, a confiança é de que o apoio das arquibancadas possa fazer a diferença na busca por mais uma vitória e por mais um passo rumo ao acesso estadual.

=====================================================================================================================

NOTICIA 04:

NIOAQUE - MS.

Mutirão leva serviços e crédito a famílias rurais em Nioaque

A distância entre a propriedade rural e a cidade ainda é um dos principais desafios enfrentados por famílias da agricultura familiar. Em Nioaque, no entanto, esse percurso foi encurtado com a realização do primeiro dia do Mutirão Agraer – Juntos pelo Campo, promovido na Escola Municipal Noé Nogueira, na Colônia Conceição.

A ação levou serviços públicos, orientações técnicas e acesso ao crédito diretamente às comunidades rurais, facilitando o atendimento e aproximando o Estado das famílias do campo.

Ao longo do dia, foram realizados cerca de 600 atendimentos. Além da atualização de documentos e de encaminhamentos administrativos, os produtores tiveram acesso a linhas de financiamento voltadas ao fortalecimento da produção rural.

Somente por meio do Banco do Brasil, foram assinados projetos que somam R$ 12 mil em operações do Pronaf B, R$ 99 mil pelo Pronaf Mais Alimentos, R$ 40 mil em crédito de custeio e entre R$ 80 mil e R$ 90 mil por meio do programa Fomento Mulher.

Moradores destacaram a importância de contar com os serviços mais próximos de suas propriedades. Gilda Maria Souza dos Santos, que vive há 41 anos na Colônia Conceição, afirmou que a iniciativa reduz custos e facilita a rotina.

"É muito importante, porque a gente sai da propriedade, vem aqui, resolve tudo e volta para casa. Quando precisa ir para a cidade, muitas vezes é necessário fazer várias viagens. Esse tipo de ação deveria acontecer mais vezes", afirmou.

Nem todos os atendimentos são concluídos no mesmo dia, mas o mutirão também contribui para destravar processos. Foi o caso de Anildo Belmonte da Silva, que buscava emitir a nova Carteira de Identidade Nacional e conseguiu encaminhar a documentação com o apoio da equipe no local.

"Antigamente esse tipo de atendimento nem chegava até aqui. Hoje ficou muito mais fácil resolver as coisas", disse.

A ação também abriu espaço para o planejamento do futuro no campo. Uma produtora rural procurou atendimento para atualizar o Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), com o objetivo de viabilizar o acesso da filha ao Pronaf Jovem e incentivar a permanência da família na atividade rural.

Mais do que concentrar diversos serviços em um único espaço, o mutirão demonstrou como as políticas públicas ampliam seu alcance quando chegam diretamente às comunidades. Cada atendimento realizado representa menos barreiras para quem produz alimentos e mais oportunidades de permanência, desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar.

 

====================================================================================================================

NOTICIA 05:

RIBAS DO RIO PARDO - MS.

MS investe R$ 111 milhões em escola, habitação e pavimentação em Santa Rita do Pardo

Governo de MS anuncia mais de R$ 111 milhões em obras para Santa Rita do Pardo

O Governo de Mato Grosso do Sul anunciou mais de R$ 111 milhões em investimentos em obras urbanas, rodoviárias e de infraestrutura em Santa Rita do Pardo. O pacote contempla a homologação da implantação e pavimentação da MS-040, entre o município e Brasilândia, a entrega da reforma da Escola Estadual José Ferreira Lima e a instalação de iluminação pública com tecnologia LED solar no anel rodoviário da cidade.

Durante agenda no município, nesta quinta-feira (25), o governador Eduardo Riedel destacou que os investimentos impulsionam o desenvolvimento regional e fortalecem a infraestrutura urbana, educacional e logística.

"A escola aqui em Santa Rita está completamente reestruturada. Além disso, unidades habitacionais são construídas, temos ordem de serviço para restauração de pavimento dentro da cidade e a rodovia MS-040, que estamos autorizando, no primeiro trecho de quase 25 quilômetros", afirmou.

Educação recebe mais de R$ 9,4 milhões

Na área da educação, a reforma da Escola Estadual José Ferreira Lima recebeu investimento superior a R$ 9,4 milhões. As obras incluíram ampliação dos espaços, melhorias de acessibilidade, modernização da estrutura e implantação de novos ambientes para atividades pedagógicas.

Única unidade da rede estadual no município, a escola atende cerca de 430 estudantes.

O diretor da instituição, Willians Delfino, destacou os benefícios da reforma.

"Agora temos mais comodidade. A reforma e ampliação nos proporcionaram uma cozinha melhor e um refeitório, que nós não tínhamos. Além disso, um pavilhão com laboratórios de Ciências, Química, Física e Biologia", afirmou.

A estudante Ana Júlia Oliveira da Silva, de 14 anos, também comemorou a nova estrutura.

"Já cheguei com a escola reformada, toda novinha. Gostei de tudo, não tem como descrever, porque tudo está bem bonito", disse.

Entre as melhorias realizadas estão a construção de novos pavilhões, cozinha, refeitório, laboratórios, salas de tecnologia educacional e infraestrutura para climatização em todas as salas de aula.

Iluminação amplia segurança

Outro destaque do pacote de investimentos é a implantação de iluminação pública com luminárias de LED solar no anel rodoviário que conecta as rodovias MS-040 e MS-338.

Com investimento superior a R$ 1,3 milhão, a obra prevê a instalação de 150 postes equipados com luminárias autogeradoras de energia.

Segundo o Governo do Estado, a tecnologia reduz custos de manutenção e aumenta a segurança de motoristas, ciclistas e pedestres que utilizam o trecho.

Moradora da zona rural, a professora Ivone Rodrigues ressaltou a importância da melhoria.

"Muitas pessoas andam a pé ou de bicicleta naquela área para trabalhar no frigorífico. Então o asfalto e a iluminação foram muito importantes."

Pavimentação da MS-040

A implantação e pavimentação da MS-040, entre Santa Rita do Pardo e Brasilândia, contempla um trecho de 24,7 quilômetros e deve fortalecer a integração logística e econômica da região leste de Mato Grosso do Sul.

A rodovia faz parte de um corredor estratégico para o transporte da produção de madeira, celulose, grãos e gado.

De acordo com o Governo do Estado, a obra está em fase de licitação dos primeiros lotes. As demais etapas já possuem projetos concluídos e têm previsão de novas licitações a partir de 2027.

====================================================================================================================

 

 

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...