NOTICIA 01:
TRÊS LAGOAS - MS.
Mesatenistas de Três Lagoas brilham no Estadual
Caminho Íngreme conquista cinco medalhas na 4ª etapa do Estadual de Tênis de Mesa
A equipe Caminho Íngreme Tênis de Mesa, de Três Lagoas, voltou a se destacar no cenário estadual ao conquistar cinco medalhas na quarta etapa do Campeonato Estadual de Tênis de Mesa de Mato Grosso do Sul. A competição foi realizada nos dias 20 e 21 de junho, em Campo Grande, reunindo atletas de diversas regiões do Estado.
Representada por uma delegação de cinco atletas, a equipe trouxe para casa uma medalha de ouro, três de prata e uma de bronze, reforçando o crescimento da modalidade no município.
O grande destaque foi Cristina Aparecida Farias Modesto, campeã da categoria Master 60. A atleta garantiu a medalha de ouro e confirmou a boa fase, consolidando-se como uma das referências da equipe.
Entre os jovens talentos, Davi Irabi, de 16 anos, conquistou duas medalhas de prata: uma na categoria Sub-19 e outra no Absoluto C. Também subiu ao pódio José Fernando Nascimento, de 14 anos, vice-campeão na categoria Absoluto D. Fechando a participação da equipe, Arthur Araújo Garcia Duarte, de 10 anos, conquistou a medalha de bronze na categoria Sub-11.
Com apenas três anos de existência, a equipe Caminho Íngreme vem se consolidando como referência no desenvolvimento do tênis de mesa em Três Lagoas e região. Sob o comando do técnico Ivo Ortiz Filho, o projeto busca incentivar a prática esportiva, promover valores como disciplina e dedicação, além de formar atletas capazes de representar Mato Grosso do Sul em competições nacionais e internacionais.
A preparação da equipe continua neste fim de semana, quando os atletas disputarão um torneio em Birigui (SP), que servirá como preparação para a quinta etapa do Campeonato Estadual, marcada para agosto, em Dourados.

============================================================================================================
NOTICIA 02
TRÊS LAGOAS - MS.
Atleta de Três Lagoas garante vaga na final nacional
Atleta de Três Lagoas garante vaga na final do TCB Finals 2026
O atleta Bruno da Costa, de Três Lagoas, garantiu classificação para a Grande Final do TCB Finals 2026, uma das mais importantes competições do cenário nacional de CrossFit. A vaga foi confirmada após seu desempenho na Super Seletiva Sorocaba 2, na categoria Master 40-44 Masculino.
A carta-convite enviada pela organização destaca que a classificação é resultado da dedicação, disciplina, resiliência e do alto rendimento demonstrados ao longo das etapas classificatórias, que reuniram alguns dos principais atletas do país. O documento também ressalta que a conquista representa o reconhecimento de todo o esforço investido em treinamentos e preparação.
A decisão do TCB Finals 2026 será disputada entre os dias 17 e 20 de setembro, no Guarujá (SP), reunindo os melhores competidores classificados em cada categoria.
Além de Bruno da Costa, Três Lagoas também será representada pela atleta Jéssica Ferreira Lopes, já confirmada na competição. A presença de dois atletas na fase decisiva reforça o crescimento do CrossFit no município e coloca a cidade em destaque no cenário nacional da modalidade.

============================================================================================================
NOTICIA 03:
TRÊS LAGOAS - MS .
Expotrês, R$ 16 milhões e reforça a força econômica e turística de Três Lagoas
A 48ª Expotrês reafirmou a importância não apenas como um dos principais eventos do calendário sul-mato-grossense, mas também como um motor de desenvolvimento econômico para Três Lagoas. Pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) aponta que a feira movimentou aproximadamente R$ 16 milhões durante os cinco dias de programação, impulsionando diversos setores da economia local.
O levantamento foi realizado por amostragem com cerca de 200 entrevistados ao longo do evento e permitiu identificar o perfil dos visitantes, hábitos de consumo e os impactos gerados para o município.
Os dados mostram que a Expotrês extrapolou as fronteiras regionais e atraiu visitantes de 26 cidades distribuídas em seis unidades da federação.
Além de Mato Grosso do Sul, o evento recebeu turistas de São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso e Distrito Federal.
Um dos números que mais chamam atenção é que 72,7% dos turistas estavam visitando Três Lagoas pela primeira vez. O resultado evidencia a capacidade da feira de apresentar o município para novos públicos e fortalecer sua imagem como destino de negócios, entreteni
A pesquisa também revelou que a maioria dos visitantes aproveitou a passagem pela cidade para conhecer atrativos turísticos. Cerca de 78,7% dos entrevistados afirmaram ter visitado pontos como a Lagoa Maior, o Balneário Municipal Miguel Jorge Tabox, o Rio Sucuriú e outros espaços de lazer durante a estadia.
Os reflexos econômicos também foram percebidos na rede hoteleira. Quase 70% dos turistas permaneceram hospedados entre uma e quatro noites ou mais no município. O movimento beneficiou hotéis, restaurantes, bares, postos de combustíveis, mercados, motoristas de aplicativo, taxistas e diversos prestadores de serviços.
Segundo o levantamento, cada visitante gastou, em média, R$ 270,43 durante o evento, considerando despesas com alimentação, hospedagem, transporte e lazer. O público estimado foi de aproximadamente 60 mil pessoas ao longo dos cinco dias. A percepção do público em relação aos benefícios da feira também foi amplamente positiva. Entre os entrevistados, 84% acreditam que a Expotrês contribui diretamente para a economia local, 82,8% afirmam que o evento gera emprego e renda e 87% entendem que a feira amplia a visibilidade de Três Lagoas nos cenários regional e nacional.
Os índices de satisfação também foram elevados. A maioria dos participantes avaliou positivamente a experiência e demonstrou interesse em retornar à cidade.

============================================================================================================
NOTICIA 04:
PARANAIBA - MS.
Prefeito Maycol Queiroz destaca força do agronegócio e relembra histórias da infância na abertura da Expopar
Em discurso emocionante, Maycol Queiroz destaca legado familiar, força do agro e união na abertura da 61ª Expopar
O prefeito de Paranaíba, Maycol Queiroz, protagonizou um dos momentos mais marcantes da cerimônia de abertura da 61ª Expopar, realizada no Parque de Exposições Daniel Martins Ferreira. Em um discurso que mesclou prestação de contas, valorização do agronegócio e lembranças pessoais, o chefe do Executivo afirmou viver "um momento único" em sua trajetória.
Ao iniciar sua fala, Maycol cumprimentou moradores da cidade e dos distritos rurais, reforçando que a Expopar é uma celebração de toda a população de Paranaíba. O prefeito destacou a importância econômica das comunidades do Raimundo, Tamandaré e Centro Rural dos Coqueiros, lembrando a relevância da pecuária leiteira, da criação de gado e da expansão da cana-de-açúcar na região.
Durante o pronunciamento, ele recordou a expectativa histórica pela instalação de uma usina sucroenergética no município, afirmando que esse antigo sonho foi concretizado com a chegada do Grupo Cedro e a implantação da Usina Cedro na região do Raimundo.
Maycol também ressaltou o papel estratégico do agronegócio para o desenvolvimento do país.
"O agronegócio movimenta o mundo e o Brasil é um dos maiores celeiros do planeta."
O prefeito ainda enalteceu a estrutura do Sindicato Rural de Paranaíba, classificando o parque de exposições como um dos mais completos de Mato Grosso do Sul e até da região Centro-Oeste. Segundo ele, poucos sindicatos rurais contam com uma infraestrutura semelhante, equipada com arquibancadas, mangueiras, escritórios, ruas asfaltadas, redes de água e esgoto, resultado de investimentos realizados ao longo de diferentes administrações.
Ao lembrar das melhorias recebidas pelo parque ao longo dos anos, Maycol enfatizou que o patrimônio pertence à população e destacou um momento simbólico de sua vida pública.
"Hoje é a primeira vez na minha vida que hasteio uma bandeira. O Sindicato Rural me proporcionou esse orgulho."
A parte mais emocionante do discurso foi reservada às homenagens ao ex-prefeito Moacir Queiroz e ao patriarca João Macedo de Jesus, conhecido como Neném Português.
O prefeito relembrou a infância vivida na Fazenda Reunidas, onde conviveu com Neném Português. Em tom emocionado, recordou os passeios a cavalo, os ensinamentos recebidos e o ambiente familiar marcado pelo respeito aos mais velhos.
Na sequência, falou sobre a influência do avô, Moacir Queiroz, a quem atribuiu os primeiros ensinamentos no comércio de gado. Segundo Maycol, foi aos 11 anos que realizou sua primeira compra de animais durante um leilão, ocasião em que recebeu do avô a orientação de sempre honrar os compromissos assumidos.
O prefeito também contou que foi emancipado aos 15 anos para iniciar oficialmente sua atividade comercial. Apesar das cobranças rigorosas, afirmou que o maior legado deixado por Moacir foi a transmissão de valores como responsabilidade, trabalho e honestidade.
Ao encerrar o discurso, Maycol defendeu a união entre lideranças e ressaltou que o desenvolvimento de Paranaíba é fruto da colaboração entre diferentes gerações e administrações.
"As disputas políticas passam. O respeito, a união e o compromisso com Paranaíba permanecem."
===========================================================================================================
NOTICIA 05:
CAMPO GRANDE - MS.
Polícia Civil cria núcleo aéreo para combater crime organizado em MS
Polícia Civil de MS cria Núcleo de Operações Aéreas para reforçar combate ao crime organizado
A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul instituiu o Núcleo de Operações Aéreas (NOA), uma nova estrutura voltada ao planejamento, coordenação e gerenciamento do uso de aeronaves em ações policiais. A medida foi oficializada por meio de portaria normativa publicada nesta sexta-feira (26) no Diário Oficial do Estado, vinculando o núcleo diretamente ao Gabinete do Delegado-Geral.
A criação do NOA busca ampliar a capacidade operacional da corporação, fortalecendo o emprego de recursos aéreos em operações de combate ao crime organizado, transporte tático de equipes e apoio a ações policiais em diferentes regiões do Estado.
Comando centralizado e maior agilidade
Entre as atribuições do novo núcleo estão o planejamento de missões aeropoliciais, a análise de demandas que exijam o uso de aeronaves, o controle das autorizações para voos operacionais e o acompanhamento das ações realizadas com suporte aéreo.
A estrutura também centraliza a coordenação das operações. Em situações de urgência ou de relevante interesse público, o Delegado-Geral poderá autorizar diretamente o emprego das equipes e dos recursos aéreos, reduzindo etapas administrativas e agilizando a resposta da Polícia Civil.
Reforço às operações estratégicas
Segundo o delegado-geral da Polícia Civil, Lupersio Degerone, a implantação do núcleo faz parte da estratégia de fortalecimento das ações de enfrentamento ao crime organizado.
"A Polícia Civil está comprometida no enfrentamento permanente do crime organizado, utilizando toda nossa estrutura de pessoal e equipamentos para garantir um combate efetivo ao crime e manter nosso Estado como um dos mais seguros do país, com excelentes índices e indicadores de segurança pública."
O NOA atuará em conjunto com os demais departamentos da Polícia Civil, oferecendo suporte especializado em operações que demandem maior mobilidade, planejamento e rapidez na execução.
Integração entre departamentos
Além do apoio operacional, o núcleo será responsável por identificar situações em que o emprego de aeronaves possa aumentar a eficiência das ações policiais. A expectativa é que a centralização do planejamento aéreo proporcione maior integração entre os departamentos da instituição, ampliando a capacidade de resposta em operações estratégicas de segurança pública em Mato Grosso do Sul.
=========================================================================================================


