Seleção atraiu mais de 761 mil pessoas, que disputam 3.652 vagas em 32 órgãos do governo federal. As provas serão aplicadas no período da tarde, em 228 cidades.
As provas objetivas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) serão aplicadas neste domingo (5). Mais de 760 mil candidatos estão inscritos para participar da primeira fase.
O g1 terá cobertura ao vivo durante a realização do processo seletivo. À noite, professores especializados corrigem as provas e montam os gabaritos extraoficiais.
Os gabaritos oficiais serão divulgados nesta segunda-feira (6)
Vagas, órgãos participantes e distribuição por cidades
🔍 Diferentemente da edição anterior, que contou com oito editais, um para cada bloco temático, o processo seletivo será regido por um único edital. O documento traz informações detalhadas sobre as vagas, salários, conteúdo programático das provas, critérios de classificação e composição das notas finais.
Nesta edição, os cargos estão distribuídos em nove blocos temáticos, que agrupam as vagas por áreas de atuação semelhantes. São eles:
- Bloco 1: Seguridade Social (Saúde, Assistência Social e Previdência Social)
- Bloco 2: Cultura e Educação
- Bloco 3: Ciências, Dados e Tecnologia
- Bloco 4: Engenharias e Arquitetura
- Bloco 5: Administração
- Bloco 6: Desenvolvimento Socioeconômico
- Bloco 7: Justiça e Defesa
- Bloco 8: Intermediário – Saúde
- Bloco 9: Intermediário – Regulação
Esse formato permite que o candidato concorra a várias vagas dentro de um mesmo bloco, com apenas uma inscrição.
Embora a maior parte das vagas esteja concentrada em órgãos com sede em Brasília (DF), também há postos disponíveis em diversos estados do país.
💰 Salários
Os salários iniciais no CNU 2025 variam de R$ 4 mil a R$ 16 mil, dependendo do cargo e do nível de escolaridade exigido.
Veja os salários iniciais dos cargos do CNU 2025
Concurso vai preencher 3.652 vagas em 35 órgãos do governo federal
* RT = Retribuição por titulação. Varia conforme a titulação do servidor. Remuneração exposta considera a RT com maior frequência no quadro atual do órgão.
** GQ = Gratificação por Qualificação. Varia conforme a titulação e qualificação do servidor. Remuneração exposta considera a GQ com maior frequência no quadro atual do órgão.