...

...

No ar: ...

...

Eduardo Bolsonaro explode contra Lula após anúncio dos EUA sobre vistos

Publicada em: 19/01/2026 08:52 -

Eduardo Bolsonaro critica governo Lula após anúncio de suspensão de vistos de imigração dos EUA para brasileiros

Na última quarta-feira (14/01), o Departamento de Estado dos Estados Unidos informou que irá interromper a emissão de vistos de imigração para cidadãos brasileiros. A decisão foi divulgada inicialmente pela emissora norte-americana Fox News e gerou repercussão no cenário político brasileiro.

O ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) se manifestou sobre o tema por meio das redes sociais e atribuiu a medida à política externa do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em publicação na rede social X (antigo Twitter), ele afirmou que o Brasil teria sido incluído no mesmo grupo de países como Somália, Afeganistão e Irã na suspensão de vistos americanos.

“É um sinal político grave, um retrato fiel de onde a diplomacia de Lula e Celso Amorim nos levaram”, escreveu Eduardo Bolsonaro, ao criticar diretamente a condução das relações internacionais pelo atual governo.

Na sequência, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro comentou o cenário internacional e defendeu o estilo do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Segundo ele, a atuação de Trump não seria imprevisível, mas estratégica. “Donald Trump sabe exatamente onde pisa, quem é quem e o que cada líder representa”, afirmou.

Eduardo Bolsonaro também declarou que integrantes do alto escalão do governo norte-americano têm criticado países que, segundo ele, mantêm discursos contraditórios no cenário global. Para o ex-deputado, o Brasil estaria sendo visto externamente como uma nação alinhada a países em conflito interno ou com instituições frágeis.

“O mundo enxerga. E agora reage incluindo o Brasil ao lado de países em guerra civil, colapsados ou estruturalmente corruptos”, disse.

Por fim, Eduardo voltou a responsabilizar o governo Lula pela suposta perda de espaço e relevância internacional do Brasil. “Sob Lula e Celso Amorim deixamos de ser um país respeitado para nos tornarmos um anão diplomático, irrelevante, previsível e descartável no cenário global. O preço dessa política externa irresponsável já começou a chegar”, concluiu.

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...