Uma discussão entre Luiz Inácio Lula da Silva e Rosângela da Silva, a Janja, durante o evento de 46 anos do Partido dos Trabalhadores (PT), chamou atenção nas redes sociais nesta quarta-feira (11).
Um vídeo que circulou amplamente mostra o momento em que uma mulher se aproxima para tirar uma foto com o presidente. Janja o cutuca e, em seguida, conversa com ele, o que gerou especulações online sobre uma possível crise de ciúmes da primeira-dama.
Após muitos internautas marcarem o especialista em leitura labial conhecido como Velloso, ele publicou a interpretação do diálogo. Segundo a análise, Janja estaria alertando o presidente sobre o uso de flash nas fotos, devido a uma recente cirurgia de catarata realizada por Lula.
“Só um pouquinho”, diz Janja quando a mulher se aproxima. Lula responde à apoiadora: “Tudo bem, o prazer é todo meu, pois é”. Em seguida, Janja o cutuca e comenta com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues: “Mas não pode, por causa da cirurgia”.
Mesmo assim, Lula afirma: “Bora essa foto”, e conclui com um “Muito bem”. Ao se sentar, ele recebe uma advertência da esposa: “Amor, não pode tirar por causa do seu olho. Sim, você sabe que é por causa do teu olho”. O presidente responde algo cobrindo a boca, e Janja finaliza: “Sim, eu sei”.
Nas redes sociais, o episódio dividiu opiniões. Enquanto alguns elogiaram a postura simpática e calorosa de Lula com o público — relembrando momentos de seus primeiros mandatos — outros levantaram teorias, incluindo comentários insinuando que o homem no vídeo seria um sósia do presidente. Também houve comentários bem-humorados sobre a cena.
Até o momento, o episódio é tratado como uma situação cotidiana envolvendo cuidados com a saúde do presidente, sem qualquer confirmação de desentendimento além do diálogo registrado no vídeo.
Uma discussão entre Lula e Janja durante evento dos 46 anos do PT teve leitura labial exposta pelo especialista no assunto, Velloso, nesta quarta (11). Isso porque um vídeo chamou muita atenção onde uma mulher se aproxima parar tirar uma foto com Lula. Neste momento, Janja o cutuca e depois discute com ele. Muitos marcaram o perfil de Velloso para traduzir o que o casou falou, especulando sobre uma crise de ciúmes da primeira-dama. Contudo, a tradução revelou que Janja alertou Lula sobre o flash das fotos, após cirurgia de catarata feita pelo presidente. “Só um pouquinho” diz Janja, quando uma mulher se aproxima. “Tudo bem, o prazer é todo meu, pois é”, diz Lula com a mulher. Janja o cutuca e fala com Jerônimo Rodrigues, governador da Bahia. “Mas não pode, por causa da cirurgia”. Discussão de Lula e Janja é exposta
Lula ignora: “Bora essa foto”, diz ele. “Muito bem”, diz ao final. Ao se sentar, o presidente recebe uma bronca da esposa. “Amor, não pode tirar por causa do seu olho. Sim, você sabe que é por causa do teu olho”. Lula, mais experiente, fala algo tampando a boca e Janja responde: “Sim, eu sei”. Na web, o público comentou. “Lula sempre foi muito simpático e caloroso com o povo. Lembro que, logo no início do seu primeiro mandato, ele recebia uma quantidade enorme de pessoas na granja do torto que vinham de todas as regiões do Brasil para levar presentes ou simplesmente para manifestarem a sua alegria e emoção em ver um ex-operário como presidente da república. Víamos pelo TV filas enormes se formando na frente da residência presidencial. Gostando ou não do Lula, é impossível não reconhecer o que representou para as pessoas pobres e os trabalhadores verem alguém que veio do mesmo estrato social que elas ocupar o cargo de maior importância no país”, disse um.
“O reconhecimento da íris pode entregar…”, disse outro, declarando que este homem é um sósia de Lula. ““Amor não pode tirar pq ela é fura olho” ”, comentou uma terceira.
