Uruguai é eliminado na fase de grupos, e Bielsa admite fracasso após derrota para a Espanha
A seleção do Uruguai está eliminada da Copa do Mundo FIFA 2026. A equipe foi derrotada por 1 a 0 pela Espanha nesta sexta-feira (27), no Estádio Akron, em Zapopan, no México, pela terceira rodada do Grupo H, encerrando sua participação ainda na primeira fase.
Bicampeã mundial, com os títulos de 1930 e 1950, a Celeste somou apenas dois pontos na competição sob o comando do técnico Marcelo Bielsa. Com o resultado, Cabo Verde garantiu a segunda vaga do grupo para as oitavas de final.
Após a partida, Bielsa reconheceu o desempenho abaixo das expectativas e assumiu a responsabilidade pela campanha.
"Não consegui aproveitar o potencial que o Uruguai tinha em seus jogadores. Não consegui garantir que o nível individual dos jogadores nos permitisse formar uma equipe forte, compatível com a qualidade de seus integrantes", afirmou ao DSports.
O ciclo do treinador argentino foi marcado por turbulências, inclusive durante as Eliminatórias Sul-Americanas, apesar da classificação na quarta colocação, com 28 pontos. Na véspera do confronto decisivo contra a Espanha, a imprensa uruguaia noticiou um suposto descontentamento no elenco em razão da intensa carga de treinamentos.
Ao longo do trabalho, Bielsa também acumulou atritos com jogadores importantes. Um dos casos envolveu o atacante Agustín Canobbio, do Fluminense Football Club, que chegou a ficar fora de convocações antes de ser reintegrado. Outro nome apontado pela imprensa como desafeto do treinador foi o capitão Federico Valverde, substituído no início do segundo tempo, quando o Uruguai já estava em desvantagem.
Outra decisão bastante criticada foi a escolha de Fernando Muslera como titular no gol, deixando no banco Sergio Rochet, do Sport Club Internacional. Muslera falhou em partidas contra Arábia Saudita, Cabo Verde e também diante da Espanha. No intervalo do duelo desta sexta-feira, acabou sendo substituído por Rochet.
Segundo Bielsa, a troca não partiu da comissão técnica.
"Eu não tomei a decisão, foi uma decisão do próprio Muslera", explicou o treinador.
A eliminação aumenta a pressão sobre Marcelo Bielsa, cujo futuro no comando da seleção uruguaia passa a ser alvo de questionamentos após uma campanha muito abaixo das expectativas.
